NOTÍCIAS

Em 21/08/2018

Disrupção e Movimento Maker para a Transformação Digital

As premissas do design estiveram presentes nas falas dos palestrantes que explanaram sobre a Disrupção.

Palavra do momento, a Disrupção foi o tema central do Sebrae Talk da última terça-feira (14). O auditório da UCSebrae recebeu o professor, doutor e especialista em gestão da inovação, Luis Guedes; o designer e professor, Alessandro Faria; e o gestor de inovação, Rodolfo Monteiro, para discorrerem sobre o tema.

O professor Luis Guedes falou sobre o Movimento Maker e a importância de criar e fazer diferente. Para Guedes, é fazendo que aprendemos. “Fazer leva a gente do ponto A para o ponto B e, certamente, o maker vai sair com mais felicidade e conhecimento. Não interessa se você é um maker, um thinker ou dreamer, o meu convite é para você fazer, pensar e criar efetivamente. Também é preciso ser maior do que a média, sair do lugar comum. A empresa precisa da sua energia e do seu coração. É isso o que move um maker: energia e coração”.

O designer Alessandro Faria apresentou as premissas do design e ressaltou como é fundamental poder errar para aprimorar. “Aprendemos que não podemos errar. Mas, é importante fazer mais coisas e poder errar. Quanto mais rápido eu erro, mais rápido eu acho a saída”, explicou. Em sua fala, Rodolfo Monteiro também enfatizou a relevância de ser diferente e criar algo novo nas empresas. "Disrupção é quebrar algo, mudar a trajetória. O Sebrae é força motriz para o desenvolvimento de quase 50 milhões de empreendimentos e empreender é ser subversivo”, finalizou.

Thiago Moraes, do Sebrae/MG, está em Brasília para participar das turmas InCompany, que acontecem sempre após a realização dos Talks. O analista considerou a apresentação enriquecedora, pois mostra alguns conceitos que são tratados no dia-a-dia. “O tema abordado é muito relevante para mim, pois estou trabalhando com inovação no Sebrae e aqui eu poderei me aprofundar e vivenciar essa temática na prática”.