NOTÍCIAS

Em 14/05/2018

Gestão da inovação – nova metodologia para os Agentes Locais de Inovação

Facilitadores de 12 estados são capacitados para atuar na formação dos ALIs

Dos dias 14 a 18 de maio a UCSebrae recebe em suas instalações 27 colaboradores dos estados AL, AM, DF, MA, MG, PE, RJ, RO, RR, SC, SP e do Sebrae/NA para a etapa presencial da capacitação de facilitadores da nova metodologia do Projeto ALI. As atividades iniciaram na plataforma online da UC na semana passada e prosseguirão nas próximas quatro semanas com atividades a distância e com ações presenciais nos estados junto a empresas atendidas pelo Sebrae perfazendo mais de 100 horas de capacitação.

O projeto traz inúmeras inovações, dentre elas o empoderamento dos colaboradores do Sebrae como responsáveis para formação dos novos ALIs nos estados e uma proximidade com o cliente em todas as fases da formação. Esses facilitadores experimentarão toda a jornada de aprendizagem que o novo ALI também passará, assim estará preparado para atuar como facilitador e mentor deles ao longo do processo de atendimento.

A nova metodologia apresenta um diferencial significativo para o papel do ALI. Baseada na metodologia "Job to be done", propõe uma abordagem que leve o empresário a pensar e implementar a inovação em seu negócio a partir da real necessidade de seus clientes e inovar experimentando.

O “novo ALI” traz uma nova abordagem para o atendimento do Sebrae no tocante ao ecossistema de Inovação, saindo de uma estratégia de captação de clientes para produtos de inovação do Sebrae para uma imersão de inovação diretamente na empresa com perfil e vontade de inovar. Assim, o resultado será maior efetividade na inovação de pequenos negócios, conduzindo ele a um novo mindset. Assim o Sebrae pretende revolucionar o pequeno negócio por meio da Inovação por meio de ferramentas ágeis, engajamento, gamificação, cultura maker e o empoderamento do empresário.

Após a aprovação como facilitadores esses colaboradores, juntamente com os gestores do projeto no estado terão o desafio de formar mais de 500 novos agentes no próximo semestre.

O trabalho agora continua a distância, onde os participantes irão nas próximas quatro semanas aplicar com clientes reais as ferramentas experimentadas durante a semana e continuarão com sua aprendizagem no ambiente virtual da UCSebrae.

Para 2019 teremos novas turmas de facilitadores para os demais estados que aderirem ao novo projeto ALI.