NOTÍCIAS

Em 10/02/2017

Gestores do Sebrae participam de capacitação no Projeto Sebrae de Mentoria

Nos dias 6 e 7 de fevereiro, o Sebrae realizou na sede da Universidade Corporativa em Brasília a capacitação de gestores de todo o país, no Projeto Sebrae de Mentoria. O evento foi uma oportunidade para os colaboradores alinharem a forma do Sebrae trabalhar a Mentoria para os Pequenos Negócios, a partir da formação de Gestores de Relacionamento do Programa InovAtiva Brasil, que oferece técnicas de mentorias e acelera a criação de startups.

Participaram do treinamento: responsáveis por startups dos Estados, interlocutores das Unidades de Inovação de diversos Sebrae UF e colaboradores do Sebrae Nacional, de Unidades que atuam junto aos parceiros externos. Para Marília Diniz, analista do escritório regional de Fortaleza do Sebrae CE, a capacitação foi uma oportunidade de conhecer a amplitude de operacionalização do InovAtiva Brasil e colocar em prática as ideias discutidas. “O encontro permitiu que conhecêssemos o que acontece nos outros estados, compartilhamos experiências e adquirimos bagagem de conteúdo para aplicar localmente”, comemorou. 

Além de conhecer o Programa, durante a capacitação, os gestores desenvolveram habilidades de planejamento, articulação, comunicação, negociação e síntese. Tudo isso por meio das estratégias educacionais utilizadas, como por exemplo: matching entre perfis de mentores e mentorados, elaboração de piches para prospecção de mentores, construção de matriz SWOT e utilização do CANVAS para a definição do planejamento estratégico. Kátia Alves, gestora do programa de incubadoras e do edital de inovação do Sebrae RJ, destacou a possibilidade de aplicar o conhecimento apresentado em seu ramo de atuação. “No meu trabalho com incubadoras já vejo a possibilidade de realizar parcerias com o governo local e com outras áreas do Sebrae. Enfim, as aplicações são inúmeras”.   

O InovAtiva Brasil

Criado em 2013, o InovAtiva Brasil é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com o Sebrae, e executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Fundação CERTI). A Mentoria trata-se de uma modalidade de orientação para auxiliar o desenvolvimento de competências dos funcionários de uma empresa, por meio de conhecimentos que podem ser aplicados de maneira efetiva e eficaz para o atendimento das demandas que estão se apresentando naquele momento.