NOTÍCIAS

Em 10/07/2018

Novos Modelos de Negócios e Organizações Exponenciais em debate

Aconteceu nesta quarta-feira (04/07), o 6º Sebrae Talk da Transformação Digital.

Com o tema Novos Modelos de Negócios e Organizações Exponenciais, os palestrantes Maria Augusta Orofino, da HSM, e Humberto Emílio Massareto, da K01, dissertaram sobre como o contexto dos modelos de negócios tem sido impactado pela transformação digital e como as organizações precisam se preparar para crescer exponencialmente.

“Estamos na 6ª edição e já podemos comemorar os grandes resultados dessa jornada de aprendizagem que a Universidade Corporativa tem promovido nos últimos meses. Na sequência do Talk, receberemos um time de 80 embaixadores selecionados pelos Estados que passarão por imersão de dois dias para se tornarem disseminadores da Transformação Digital. Já somamos 170 embaixadores que estão implementando o conhecimento nos Estados e refletindo a transformação para toda a organização”, comemora Maria Emilia Jaber, gerente adjunta da UCSebrae.

Em sua palestra, Maria Augusta Orofino falou sobre como as organizações exponenciais, as ExOs, tem mudado os modelos de negócios. Tema de estudo da pesquisadora, as ExOs crescem em média 10 vezes mais em relação aos seus concorrentes. Segundo a palestrante, para alcançar esse patamar, é necessário adotar processos simplificados e colaborativos. “A situação demanda pessoas capazes de fazer boas perguntas e colocar o olhar sobre novas questões. Vivemos tempos de extrema incerteza e rápidas mudanças. Velhas respostas não fazem sentido para novos problemas”, afirma Maria Augusta, que ainda destacou que o momento não demanda apenas adaptação a novas tecnologias, mas uma mudança de mindset.

Na sequência, Humberto Emílio Massareto aproveitou a fala da pesquisadora para explicar o que é Transformação Digital. “Quando se fala em transformação digital muita gente pensa em tecnologia, mas isso é commodit. A transformação digital exige estratégia, liderança e novas maneiras de pensar. Então, é hora de repensar crenças”, destacou.

Os dois palestrantes atuaram nos workshop com os embaixadores da Transformação Digital ocorridos entre os dias 04 e 05 de julho. Vejam os números dessas ações:

04/07 – Talk – 138 participantes na 605 - 74 participantes na 515 e 352 online = 564 TOTAL

04 e 05/07 – Novos Modelos de Negócios – 41 participantes

04 e 05/07 – Organizações Exponenciais – 40 participantes

(Foto: Charles Damasceno)