NOTÍCIAS

Em 12/07/2017

Sebrae na Prática: ações que simplificam o trabalho

A ferramenta compartilha experiências e serve de auxílio na resolução de desafios operacionais e de gestão

 

No âmbito organizacional, os colaboradores das instituições muitas vezes se depararam com problemas que já foram obstáculos para outros colegas. Para otimizar e simplificar essas questões, a Universidade Corporativa criou o Sebrae na Prática, um banco organizado em 29 cadernos que disponibilizam mais de 200 práticas para operação de diversos projetos, registradas por colaboradores que desenvolveram ou acompanharam a execução das respectivas soluções.

Boas práticas são o segredo de casos de sucesso e o Sebrae na Prática é o espaço para compartilhar essas soluções com vistas a poupar esforços diante de um problema. Segundo a gerente adjunta da UCSebrae, Mila Jaber, “os colaboradores não precisam reinventar a roda, pois a solução pode estar registrada no sistema”. De acordo com Israel Jorge, gestor da ferramenta, “os principais critérios da metodologia são a existência de um problema bem definido, como ponto de partida, e o potencial de replicação”.

Além de aprender, os colaboradores podem propor a inserção de práticas desenvolvidas por eles mesmos ou por colegas. Para enviar uma prática, basta pressionar em “clique aqui” no rodapé da página da plataforma e a equipe de Gestão do Conhecimento entrará em contato para orientar o posterior preenchimento de todos os itens necessários para inserção da prática no sistema.

Todo conteúdo do Sebrae na Prática está disponibilizado no campo de “Conhecimento” do Conexão Sebrae. No site, as práticas estão divididas em cadernos temáticos como Saúde e bem-estar, Acesso a mercados, Gestão empresarial, Atendimento individual, entre outros.  Ao navegar, também é possível encontrar as soluções a partir dos três tipos de classificações em que estão categorizadas: “práticas”, “boas práticas” e “melhores práticas