Programas

O Educador Corporativo busca incentivar a gestão do conhecimento ao mesmo tempo em que proporciona educação continuada aos facilitadores internos do Sebrae. Ao disseminar conhecimentos, o programa desenvolve os colaboradores como facilitadores da aprendizagem, melhorando a qualidade das capacitações e diminuindo seus custos financeiros.

Além dos candidatos submetidos à banca seletiva, os egressos do Mestrado Sebrae e os colaboradores que já realizam instrutoria na Universidade Sebrae são convidados a inscrever-se no programa. Os participantes são capacitados em diversos temas, tais como referenciais de educação corporativa da Universidade, estilos de aprendizagem, comunicação oral, entre outros. Durante a prática de facilitação, há acompanhamento por consultor educacional que apoia no planejamento de uma capacitação, avalia e fornece feedback ao educador. 

Ao final da formação, os educadores corporativos passam a integrar um banco de especialistas e, conforme a necessidade, são convidados a ministrar novas capacitações.

Durante um ano, jovens egressos do ensino superior participam de diversas atividades que capacitam e desenvolvem suas competências. De forma dinâmica, o Programa de Trainees permite aos participantes adquirir uma total compreensão do Sebrae, do mercado e da realidade dos pequenos negócios no Brasil.

O programa está estruturado em três fases: chegada, com foco na integração; jornada, foco no desenvolvimento; e balanço, com foco na avaliação. Para que o aprendizado seja efetivo, os trainees fazem um rodízio entre diferentes áreas do Sebrae, passando por duas áreas de conhecimento e articulação, duas de gestão interna e duas de atendimento. Nesse rodízio, o participante é orientado e acompanhado por um tutor, que também participará de sua avaliação. Ao final, o trainee montará seu portfólio, registrando a história dos seus esforços, progressos e desempenho durante o programa.

Por meio desse programa, são capacitados agentes, credenciados (multiplicadores, facilitadores, consultores) e colaboradores (gestores) do Sistema Sebrae. Esses profissionais atuam na nacionalização das soluções desenvolvidas pelas unidades internas do Sebrae para atendimento aos pequenos negócios: curso, palestra, oficina, seminário, vídeo, diagnóstico, consultoria, etc.

As capacitações ofertadas pela Formação de Multiplicadores são desenhadas em conjunto com as unidades técnicas responsáveis pela produção das soluções e são conduzidas por dois profissionais: instrutor/facilitador e consultor pedagógico. Eles possuem papéis distintos, mas com um plano de aula alinhado. Dessa forma, ambos podem observar e avaliar as competências dos participantes na aplicabilidade da solução.

Para saber mais, assista o vídeo de apresentação ou acesse a página da Formação de Multiplicadores.

 

Entrar numa nova organização é sempre um desafio. Isso gera expectativas e principalmente muitas dúvidas. O novo colaborador do Sebrae precisa entender como funciona a instituição, os objetivos, as formas de trabalho e a natureza do negócio.

Por meio do Programa de Integração Primeiros Passos, o ingresso no Sebrae recebe referências conceituais, técnicas e operacionais para a sua integração profissional. Com carga horária total de 32h, o Programa estimula o autodesenvolvimento por meio de atividades desenvolvidas em ambiente virtual de aprendizagem.

Ao final do programa, espera-se que o novo colaborador seja capaz de: reconhecer a missão, história, atos constitutivos, organização, estrutura, funcionamento e direcionamento estratégico do Sebrae; reconhecer a importância da relação da instituição com o seu público-alvo; identificar as auditorias dos controles interno e externo aos quais está submetido; expressar as interfaces das unidades internas do Sebrae e as suas soluções com foco em resultados; identificar a utilização adequada dos sistemas corporativos e ferramentas de trabalho.


O principal objetivo do Programa Mochila do Conhecimento é estimular os jovens acadêmicos que ingressam como estagiários no Sebrae a assimilar a teoria e a prática, além de conhecer a realidade do dia a dia da profissão. 

São desenvolvidas várias atividades definidas no plano de estágio, que agregarão às necessidades profissionais requeridas pelo mercado, levando em consideração a atuação do Sebrae.

O Programa é realizado em duas etapas: “A Chegada”, com o objetivo de fornecer ao estagiário referências conceituais e operacionais para a sua inserção na unidade em que atuará; “A Jornada”, com o objetivo de promover o desenvolvimento das habilidades técnicas e profissionais, por meio de capacitação ao longo do período de dois anos de estágio no Sebrae.

Visando à formação dos agentes do Sebrae, a Universidade Corporativa Sebrae oferece ao Agente de Desenvolvimento (AD), Agente de Orientação Empresarial (AOE) e Agente Local de Inovação (ALI) uma série de capacitações à distância que tratam de temas estratégicos para a prestação de serviços junto ao Sebrae.

Além dos cursos de formação, os agentes têm acesso a outros cursos do portfólio da Universidade Sebrae, bem como aos vídeos, bibliotecas e trilhas de aprendizagem. Para tanto, é necessário o recolhimento de uma taxa de participação no valor de R$ 15,00 (quinze reais), que permitirá a inscrição em diversos cursos online pelo período de dois anos.

Acesse o material de estudo da capacitação ALI

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças tem como objetivo fortalecer a estrutura de vínculos e interações entre as lideranças, por meio de reflexões sobre os seus distintos e complementares papéis. Dessa forma, propicia que os líderes atuem cada vez mais efetiva e mobilizadamente, o que reflete diretamente nos resultados da instituição.

O público-alvo desse programa engloba conselheiros, dirigentes e gerentes do Sebrae, um público exigente, em busca constante pelo aprendizado, com necessidades e realidades distintas e diante de um contexto de mudanças e desafios constantes. 
A metodologia adotada considera os diferentes estilos de aprender das lideranças, apresentando formas diversificadas de aprendizagem. Além disso, está em constante atualização, baseada nos feedbacks de todos os envolvidos no processo, gerando melhorias que permitem que o programa se reinvente constantemente para atender ao seu público.

 

O Programa de Desenvolvimento dos Profissionais do Atendimento foi estruturado em uma parceria com as diversas unidades de atendimento do Sebrae, com objetivo de elevar a qualidade do atendimento prestado ao cliente da organização. Visando à formação continuada desses profissionais, considerou-se seus diferentes níveis e necessidades de desenvolvimento. 

Estruturado como trilha de aprendizagem, o Programa oferece diferentes formatos de capacitações como cursos online, vídeos, tutoriais, artigos, etc., além de incluir jogos virtuais que possibilitam a vivência na gestão de empresas e no atendimento. O desenvolvimento das competências essenciais para excelência no atendimento, bem como uma visão sistêmica do portfólio de produtos e serviços do Sebrae favorecerá a integração dessas ações à gestão de conhecimento organizacional. 

Dessa forma, qualificando tais colaboradores para uma escuta sensível e diagnóstico adequado das necessidades do cliente, com proposições assertivas e focadas no melhor resultado do negócio, o Programa colabora para o alcance de seus objetivos estratégicos do Sebrae e o atingimento da excelência no atendimento com resultados para o cliente.