Projetos

A Universidade Corporativa possui um vasto acervo de vídeos, produzidos a partir de seu portfólio de ações e que estão organizados e disponibilizados de acordo com os temas e público de interesse. As grandes categorias são:

TUTORIAIS

EVENTOS

VIDEOAULAS

VIDEOCONFERÊNCIAS

INSTITUCIONAIS

PROGRAMAS UCSEBRAE

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Publicações produzidas pela UCSebrae e em parceria com outras Unidades do Sebrae Nacional ou do Sistema Sebrae.

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O Memorial Sebrae consolida um legado de conhecimento e resultados, apresentando as rotas percorridas pelo Sebrae ao longo dos seus mais de 40 anos de apoio aos pequenos negócios no Brasil. É um espaço, totalmente virtual, que nos mostra que a história não deve ser pensada apenas como resgate do passado. A história precisa ser utilizada como marco referencial a partir do qual as pessoas redescobrem valores e experiências, reforçam vínculos presentes, criam empatia com a trajetória do Sebrae e ajudam na reflexão sobre o planejamento do futuro. A Universidade Corporativa Sebrae é responsável pela sistematização, preservação e divulgação da memória de todo o Sistema Sebrae, contribuindo para a gestão do conhecimento na instituição e disseminação dos resultados organizacionais para a sociedade.

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A Universidade Corporativa é responsável pela Biblioteca Corporativa SEBRAE, espaço na 515 Norte, onde se encontram os seguintes acervos: 
Acervo Geral
Publicações variadas – composto por publicações impressas das diversas áreas do conhecimento, seguindo os interesses do público alvo.
Referências – composto por publicações de consulta eventual, contendo definições ou comentários sobre assuntos específicos ou sobre todo o conhecimento humano (dicionários, enciclopédias, guias, etc.)
Multimídias – composto por publicações disponibilizadas em meio magnético (CD-ROM, DVD, VHS) das diversas áreas do conhecimento, seguindo os interesses do público alvo.
Acervo Acadêmico
Publicações acadêmicas – composto por publicações (impressas ou multimídias) que atendam às bibliografias referenciais dos diversos cursos oferecidos pela Universidade Corporativa, sempre sugeridos pelo corpo docente;
Monografias Acadêmicas – composto por monografias (impressas e digitais) elaboradas pelos alunos da Universidade Corporativa Sebrae para título de conclusão de seus programas acadêmicos;
Acervo SEBRAE
Publicações do SEBRAE – composto por publicações (impressas ou multimídia) do SEBRAE NACIONAL. 
Periódicos do SEBRAE – composto por publicações periódicas do SEBRAE (impressas ou multimídia).
Acervo de Memória
Composto por publicações de acesso restrito, permitido somente para os técnicos da Biblioteca e colaboradores do SEBRAE autorizados:
Publicações impressas do SEBRAE;
Documentos Normativos do SEBRAE;
Multimídias do SEBRAE;
Iconográficos do SEBRAE;
Clipping de notícias sobre as MPE e o SEBRAE, desde 1970.
 
A Biblioteca Corporativa atende aos seguintes públicos:
Colaboradores do SEBRAE NACIONAL– acesso livre ao acervo, empréstimo domiciliar;
Estagiários – acesso livre ao acervo, consultas in-loco;
 
As consultas ao acervo  e empréstimos são solicitados pelo email biblioteca.corp@sebrae.com.br, e chegarão à estação de trabalho do solicitante pelo malote.

O Sebrae aposta na sustentabilidade como fator de incremento da competitividade dos pequenos negócios para sua inclusão na economia verde. Dentro desse contexto, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) é a instância nacional geradora e irradiadora de conhecimento e cultura de sustentabilidade, a serem compartilhados com as unidades estaduais e regionais da instituição. Assim, o CSS criou a Plataforma SOL - Sustentabilidade Online, para centralizar todos os projetos dessa temática produzidos pelos colaboradores internos e externos do Sebrae.

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Com o intuito de estabelecer uma grande equipe de aprendizagem entre os colaboradores e técnicos do Sebrae, a Universidade Corporativa lança mão da metodologia Aprendizado Baseado no Trabalho para propiciar o aperfeiçoamento contínuo dos profissionais, na medida em que privilegia o compartilhamento dos saberes existentes dentro da organização, produzidos pelas pessoas na sua interação com a realidade.

No Aprendizado baseado no trabalho, as atividades são organizadas pelo e para o indivíduo tornando-se assim significativas.

Nas etapas 1, 3 e 4 o profissional tem a oportunidade de analisar e interpretar sua própria atividade, refletindo sobre outras formas mais adequadas para realizar suas tarefas. Em outras palavras, os profissionais podem ter que compreender os elementos técnicos do seu trabalho antes de estarem em posição de fazer julgamentos e de refletir sobre as suas experiências.

Os aprendizes são estimulados a refletirem criticamente acerca de suas experiências e a construir um projeto pessoal a ser desenvolvido juntamente com o facilitador. A partir das reflexões constrói-se o Plano de estudo e selecionam-se estratégias com graus de complexidades que atendam a necessidade de cada participante.

O facilitador procura incentivar o participante para que faça um elo entre a nova aprendizagem e a que ele já possui. A comunicação entre o facilitador-participante toma forma de reflexão na ação recíproca.

O facilitador propicia um espaço para construção, compartilhamento da construção, modificação e integração de ideias, com tempo para pensar e refletir acerca de seus procedimentos, de suas aprendizagens e dos problemas que tem que superar, para atingir a proficiência e a se tornarem críticos, enquanto aprendem seu trabalho.

 

FLUXO DO ABT:

 

  1. inscrição (preenchida pelo facilitador)
    1. Nome do facilitador
    2. Nome do aprendiz
    3. O que você quer ensinar? (Tema)
    4. Quais tópicos devem ser aprendidos? (botões de Check Box  | Adicionar tópico | Excluir tópico)
    5. Quais metodologias serão usadas? (botões de múltipla escolha)
    6. Qual a evidência de aprendizagem deve ser inserida pelo aprendiz?
    7. Botão “Enviar tema para aprovação” | “Excluir”
    8. Email de aviso de aprovação de tema para o moderador
  2. Aprovação de tema e tópicos
    1. O moderador decide entre “Aprovar” ou “Solicitar correções”
    2.  Ao “Solicitar correções” abre o campo comentários e botão “Enviar para o facilitador”
    3. Ao “Aprovar” o aluno recebe um email convidando-o a participar do ABT. Botões de “Aceitar”, “Aceitar e ir àpágina”ou “Recusar”
    4. Em “Recusar” o facilitador e o moderador recebem um email de aviso
    5. Em “Aceitar” habilita o ABT
    6. Em “Aceitar e ir à página” o remete diretamente ao ABT
  3. Evidências de aprendizagem
    1. O aprendiz deve clicar no check box para avisar que aprendeu o tópico de aprendizagem
    2. Abre caixa de comentário em cada tópico com os dizeres “Comente sobre este aprendizado” - obrigatório
    3. O aprendiz deve inserir o arquivo com a evidência solicitada pelo facilitador (botão “Procurar”). Depois Botão “Enviar”
  4. Validação
    1. O moderador aprova ou solicita correções ao facilitador

Acesse a ferramenta ABT, que está disponível na Rede Conexão, pelo link:

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O Portal Saber é uma plataforma de registro de publicações desenvolvida para os colaboradores do Sebrae compartilharem seus conhecimentos e experiências visando o registro e disseminação do conhecimento de todos que contribuem com a missão do Sebrae, em qualquer momento e de qualquer lugar.

O registro é realizado no seu espaço de publicações – Meu Saber, onde o usuário elabora, edita e publica seus textos, de forma individual e compartilhada, com templates adequados ao tipo de conteúdo, tais como: 

· Relatórios de Visita Técnica· Relatórios de Missão Internacional
· Relatório de inovação dos Agentes Locais de Inovação
· Trabalho final do programa de Trainees· Resenhas de livros / filmes
· Relato de experiência
· Projeto de pesquisa 
· Artigos acadêmicos 
· Teses
· Dissertações
· Documentos institucionais 

A disseminação das publicações ocorre no momento em que o colaborador torna seu texto público no espaço denominado Estante. Deste modo, ele permite que outros colaboradores possam ler, avaliar, favoritar e comentar o texto contribuindo com novas ideias que geram novos conteúdos. 

Todo o conhecimento disposto no Saber pode ser acessado por meio de um canal de busca que possibilita rastrear as obras por tags, autor, data ou título. Os textos podem ser compartilhados de forma a promover a co-criação, além possibilitar a avaliação por parte dos leitores.

Faça parte do Saber e compartilhe seu conhecimento com o Sebrae. 

1) Como eu faço login no Saber? Logue no portal UC, clique no menu "Portfólio", selecione a opção "Biblioteca" e em seguida clique sobre a opção Saber.

2) Todo mundo pode ter acesso ao Saber? O Saber destina-se aos colaboradores, credenciados e parceiros que tenham acesso ao portal da UCSebrae.

3) Como eu publico no Saber? Dentro do portal Saber, vá em "Meu Saber", escolha entre fazer upload ou escrever uma nova publicação dentro do próprio Saber. Depois de salvar, clique em Publicar. Seu texto já estará disponível na Estante.

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Em parceria com a Unidade de Tecnologia da Informação e Comunicação, a Universidade Corporativa desenvolveu uma ferramenta de gestão do conhecimento para apresentação de boas práticas, metodologias e projetos desenvolvidos pelos colaboradores do Sistema Sebrae.

O recurso chamado de Sebrae Na Prática está disponibilizado na intranet do Sebrae, a rede Conexão, e poderá ser consultado por todos os colaboradores.

O objetivo do Projeto é contribuir para a sustentabilidade da organização, à medida que busca dar visibilidade às práticas que possam ser replicáveis, que tenham obtido resultados positivos e que apresentem melhor custo x benefício para sua implantação.

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O conhecimento é um dos maiores ativos da organização. O Sebrae é uma organização intensiva em conhecimento e desenvolve centenas de práticas de gestão do conhecimento, as quais apontam para um grande esforço da organização em buscar conhecimentos sobre e traduzi-los de volta para os pequenos negócios. 

De forma prática, a Gestão do Conhecimento no Sistema Sebrae é tratada como uma grande área “guarda-chuva”, que incorpora diversas abordagens as quais dialogam entre si e se retroalimentam. Portanto, a Gestão do Conhecimento na organização é desenvolvida de forma multissetorial e tem como foco contribuir para o desempenho do Sebrae no que tange à Qualidade no Atendimento, à Excelência na Gestão e à Sustentabilidade da organização.

Para gerenciar esse desafio, o Sebrae desenvolve de forma integrada e participativa ações de Gestão do Conhecimento que apontam para as seguintes estratégias: desenvolvimento e aplicação da Política e Diretrizes de Gestão do Conhecimento com base em diagnósticos de maturidade; criação e aplicação de um Modelo de Gestão do Conhecimento que denota as relações do conhecimento com o negócio do Sebrae e o ambiente favorável onde deve fluir; o Mapa dos Conhecimentos Críticos da organização, os quais apontam para aqueles mais relevantes e com maior risco de perda; gerenciamento de práticas de gestão do conhecimento que atendam aos principais processos de conhecimento, tais como identificar e avaliar, desenvolver e adquirir, reter e proteger, difundir e utilizar conhecimentos.

Política de Gestão de Conhecimento WEB