Atenção! Após o restabelecimento dos sistemas em 02/05, algumas integrações entre os sistemas não retornaram com efetividade, gerando instabilidade no acesso aos cursos a partir do portal, bem como resgate de senha e atualização de dados cadastrais. O suporte técnico das plataformas está trabalhando para o restabelecimento dos acessos e indicamos que aguarde nova notificação para resgatar senha, acessar os cursos ou atualizar dados cadastrais.

LIDERES PARA O BRASIL

É um programa de liderança integrado às iniciativas existentes no Sistema, com objetivo de formar líderes alinhados quanto aos comportamentos de ética, valores e responsabilidade cívica, visão, mentalidade e habilidades de execução e cultura no Pensamento “e”.

O Pensamento “e”, na evolução da liderança, significa ser um Líder, que passa a usar seus recursos inatos para criar uma vida realizadora. O executivo imperial era mais adequado para tempos mais simples; agora, "tudo parece conter contradições e ambiguidades inerentes". Agora, o líder está na era do “e". Nessa era, espera-se que os líderes criem uma visão singular e convincente, ao mesmo tempo em que são inclusivos e dão boas-vindas a contribuições para definir o caminho a seguir, abraçando diversos paradoxos para ter sucesso.

O programa tem base em três pilares, que serão os temas centrais de cada módulo a ser aplicado, contribuindo para que os líderes passem do conhecimento para ação, de forma rápida, com capacidade de multiplicar os aprendizados e com propósito de deixar um grande legado para as futuras gerações alinhadas a princípios éticos, valores do caráter humano e cidadania. 

  1. O pilar “Comportamento e valores”, desenvolverá líderes orientados para impactar a sua comunidade de acordo com os princípios éticos, valores e a responsabilidade cívica, autênticos e esperados de um líder protagonista no processo de crescimento do Brasil.
  2. O pilar “Visão”, desenvolverá líderes com pensamento e atitude capazes de pensar e agir como um inovador de classe mundial, com Pensamento “e”.
  3. O pilar “Execução”, desenvolverá líderes com pensamento e atitude capazes de pensar e agir como um executivo de classe mundial.

O conteúdo programático segue a estrutura pré-moldada da metodologia “The power of and” e cultura do pensamento “e”, contemplando três ciclos: 

  • Formação básica “Catalyts”: Ciclo 1 – Aprender (48 h/a), destinado aos participantes selecionados e inscritos, com foco no aprender.

Módulo 1 – Comportamentos e Valores: Crenças para lideranças ( Valores-chave para um líder de sucesso / Desenvolvimento de valores fundamentais / Compartilhamento/refinamento de seus valores fundamentais / Importância da ética, comportamentos, e princípios de liderança).

Módulo 2 – Visão: Visão (Visão compartilhada mais atraente e significativa / Desenvolvimento da sua visão pessoal compartilhada / Compartilhamento/refinamento de objetivos e metas conectados a visão) - Plataforma (Importância das plataformas para tornar a sua visão real / Desenvolvimento e priorização de super plataformas / Compartilhamento/refinamento de uma super plataforma).

Módulo 3 – Execução: Portfólio (Importância do portfólio de projetos robusto e equilibrado (Desenvolvimento de portfólio de projetos atuais e futuros / Compartilhamento/refinamento do portfólio e projeto prioritário) – Projeto (Importância de tornar os projetos maiores e melhores / Melhoria de projetos e identificação de pequenas conquistas /Compartilhamento/refinamento de projetos e identificação de pequenas conquistas) - Mapa da Jornada, Execução e Resultados (Caminhos para execução e mapa da jornada / Criação do plano de trabalho e reflexão através do mapa da jornada / Compartilhamento/refinamento do plano de trabalho e mapa da jornada).

  • Formação de facilitadores “Professionals”: Ciclo 2 – Fazer (48 h/a)

Somente aos profissionais selecionados para facilitadores durante a formação básica.
O conteúdo programático é o mesmo da formação básica “Catalysts”, com foco no fazer. Os participantes aprenderão como fazer para treinar participantes no ciclo da formação básica.

  • Formação de multiplicadores “Masters”: Ciclo 3 – Ensinar (48 h/a)

Somente aos profissionais aprovados na formação de facilitadores, que participarão automaticamente da formação de multiplicadores masters. O conteúdo programático é o mesmo da formação básica “Catalysts”, com foco no ensinar. Os participantes aprenderão como ensinar para treinar participantes a serem facilitadores. 

 

  

AGENDA DA FORMAÇÃO BÁSICA "CATALYSTS" - 06 SEMANAS DE DURAÇÃO

Atividades síncronas (ao vivo no ambiente virtual) - 24h/a

Aula inaugural - Os participantes receberão e-mail com as orientações - T1 (Dia 10/02 às 15h00 ás 17h00) e T2 (07/04 às 19h00 às 21h00)
Às segundas-feiras: Master classes (ao vivo) - Horário de 19h00 às 22h00, sendo que de 21h às 22h é opcionaL (hora bônus)
Às quartas-feiras: Mentoria (ao vivo) - Horário de 17h00 às 18h00 - Podendo ser outro horário a ser combionado no grupo com o mentor
Às sextas-feiras: Atividades em equipe (ao vivo) - Horário de 17h00 às 18h00

Atividades assíncronas (auto-estudo na plataforma) - 24 h/a - Materiais de leitura, exercícios, vídeos, e-books, etc)

AGENDA DA FORMAÇÃO DE FACILITADORES "PROFESSIONALS" - 01 SEMANA DE DURAÇÃO - 48 h/a 

Atividades síncronas (ao vivo no ambiente virtual) - 24 h/a - Segunda à sextaAulas (ao vivo) - Horário de 18h30 às 21h300 
T1 - 04 a 08/04/22
T2 - 06 a 10/06/22

Atividades assíncronas (auto-estudo na plataforma) - 24 h/a - Exercícios, vídeos, e-books, etc

AGENDA DA FORMAÇÃO DE MUTIPLICADORES "MASTERS" - 06 SEMANAS DE DURAÇÃO - 48 h/a 

Prática de mentoria com os participantes da T2 da Formação Básica: Segundas a noite (19h00 às 21h00), quartas (17h00 às 18h00) e sextas (17h00 às 18h00)
T1 - Durante o período de 11/04 a 20/05/22
T2 - A definir posteriormente

SOBRE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO

  • Para colaboradores do Sistema Sebrae (dirigentes, gerentes, assessores, analistas, assitentes), agentes de inovação, agentes de desenvolvimento, fornecedores (instrutores e consultores), a inscrição deve ser realizada via representante da Universidade Corporativa Sebrae (Interlocutores).
  • Para colaboradores de instituições parceiras do Sebrae Nacional, o gestor deve enviar e-mail à coordenação do Programa para receber as orientações de inscrição. 

PERFIL E REQUISITOS PARA PARTCIPAÇÃO

  • Ter ensino superior completo ou em andamento.
  • Ter pós-graduação (desejável).
  • Ter participação em cursos ou programas de lideranças ou voltados para qualquer tipo de modelo de negócio (desejável).
  • Ser inspirador e flexível.
  • Ter abertura para novas experiências e conhecimentos.
  • Ter comportamento influenciador e possuir grandes redes de contato.
  • Ter habilidade de facilitação e condução de grupos ou potencial.
  • Ter disponibilidade para atuar com facilitação e condução de grupos.
  • Estar atuando no Sebrae ou junto à rede Sebrae, há pelo menos um ano (desejável).
  • Ter experiência de no mínimo um ano, como profissional em alguma empresa, corporação ou como empregado, autônomo ou empreendedor (desejável).
  • Ter participado, de um dos cursos do Sebrae ou de outra instituição, correlacionado a negócios e ou liderança (desejável).
  • Ter atuado ou estar atuando em ação de liderança (desejável).
  • Não estar participando de programa ofertado pela UCSebrae, de longa duração (acima de 160 horas).

COMPROMISSOS DO PARTICIPANTE 
É o termo de aceite que o participante assume no ato da inscrição.

  • Participar ativamente de 100% dos encontros síncronos (ao vivo) que acontecerão às segundas-feiras (2 a 3h/a), quartas-feiras (1h/a) e sextas-feiras (1h/a) durante as 6 semanas da capacitação.
  • Realizar 100% das atividades do programa, incluindo os vídeos.
  • Compartilhar e dar feedback de/para os pares.- Concluir a particpação no programa.
  • Ajudar aos colegas de grupo a concluir o curso.
  • Compartilhar aprendizados da capacitação.
  • Em caso de reprovação ou desistência não motivada pelo Sebrae, restituição do valor de R$ 4.300,00.
  • Em casos de atestado médico/licença médica, lutos por parentes de primeiro grau e situação de calamidade, sem ônus da restituição do valor de R$ 4.300,00.

GRAVAÇÕES DE WEBINARS SOBRE O PROGRAMA 
OBS: As datas mencionadas nas gravações foram alteradas. Considerar o cronograma publicado nesta página. 

APRESENTAÇÃO UTILIZADA PELA UNIVERSIDADE CORPORATIVA SEBRAE